O SAP Solution Manager (às vezes referido pelos administradores como “SolMan”) é uma plataforma de gerenciamento do ciclo de vida de aplicativos (ALM) usada para implementar, manter e integrar sistemas SAP; problemas de solução de problemas; e manter as coisas funcionando com segurança, limpo e sem problemas.
Como a principal solução administrativa para usuários sap, o SAP Solution Manager combina um punhado de ferramentas ao lado de conteúdo e acesso direto ao SAP para garantir confiabilidade e estabilidade das soluções. Suas inúmeras aplicações podem ser categorizadas em uma ou mais das etapas definidas da Itil (Information Technology Infrastructure Library, biblioteca de serviços), design de serviços, transição de serviços, operação de serviços e melhoria contínua de serviços.
A SAP Solution Manger faz parte de todas as instalações sap e todos os clientes SAP a usam.
Histórico do SAP Solution Manager
O SAP Solution Manager foi lançado pela primeira vez em meados dos anos 2000 e serviu como uma ferramenta de implementação de projetos e sistema de suporte apenas para soluções SAP. Os usuários acharam isso limitador como suas capacidades focadas em torno do departamento de TI e não da empresa.
A SAP corrigiu isso em versões subsequentes, abrindo o SAP Solution Manager para lidar não apenas com produtos SAP, mas também sistemas integrados, produtos parceiros e até mesmo software não-SAP. Em 2016, a versão 7.2 foi lançada ao público e continua sendo o principal lançamento do SAP Solution Manager. É a única versão atualmente suportada pelo SAP. Os pacotes de serviços intermitentes para 7.2 são lançados regularmente, sendo o mais recente o SPS 10, que ficou disponível em dezembro de 2019.
O que faz o gerenciador de soluções SAP?
O SAP Solution Manager, em suma, serve como o hub central através do qual as soluções SAP podem ser implementadas e mantidas. Os administradores de sistemas que procuram fazer alterações em um ambiente de TI, monitorar soluções em tempo real, integrar novas soluções (on-premise ou cloud), testar atualizações de soluções, documentar processos de negócios, controlar direitos de acesso e muito mais, utilizarão essa ferramenta.
Principais funcionalidades do gerenciador de soluções SAP
Ansioso para saber mais sobre as coisas que se pode fazer com o SAP Solution Manager? Aqui está uma visão geral dos itens listados no parágrafo acima.
Gerenciamento de solicitação de alteração
O ChaRM (Change Request Management, gerenciamento de solicitações de mudanças) é um processo de gerenciamento de aplicativos de documentação e controle do processo de aprovação de mudanças que precisam ser feitas em um sistema. Isso é importante para resolver problemas — se algo não funcionar, os administradores podem olhar para um histórico de mudanças para ver onde as coisas podem ter saído dos trilhos. O SAP Solution Manager permite que os administradores executem o ChaRM.
As principais características do ChaRM incluem:
- Gerenciamento de aprovação para exigir permissão antes de implementar alterações em uma solução.
- Notificações por e-mail para informar os membros da equipe quando as alterações requerem aprovação e quando as importações estão ocorrendo.
- Alterar a aprovação e a gestão da documentação para documentar quais mudanças estão sendo feitas em uma solução e quem as aprovou.
- Anexos para fornecer documentação adicional sobre a alteração.
- Categorização multinível para categorizar e relatar diferentes níveis de informação.
- Recursos de registro para documentação detalhada sobre quem mudou as coisas e quando.
Suporte ao gerenciamento de mudanças para muitos tipos de soluções SAP.
Essas funcionalidades estão disponíveis fora da caixa, mas o SAP também permite a personalização para as necessidades únicas de uma empresa.
Operações de aplicativos (monitoramento de soluções)
O SAP Solution Manager fornece um punhado de ferramentas para utilizar ao monitorar soluções para eficiência e problemas técnicos; essas ferramentas fazem parte das Operações de Aplicação.
Monitoramento do sistema
Esta ferramenta incrivelmente complexa monitora sistemas e deve ser cuidadosamente configurada para fornecer um relatório que seja acionável. Ele fornece alertas valiosos para todos os tipos de cenários para aplicativos SAP e não-SAP, bem como os bancos de dados e sistemas operacionais em que eles são executados.
SAP HANA e Monitoramento de Business Intelligence
Essas ferramentas se concentram em business intelligence (BI) para monitorar as cadeias/consultas de processos e a prontidão de dados para inserção em um banco de dados como o SAP HANA.
Job Monitoring
This tool centralizes monitoring of critical background jobs regardless of SAP application.
Self-Monitoring
This tool focuses on SAP Solution Manager itself and its ability to collect data and monitor systems.
Análise de causas básicas
Esta ferramenta ajuda as equipes de TI a identificar onde e por que algo deu errado.
Recomendações do sistema
Esta poderosa ferramenta fornece uma lista de notas e patches disponíveis para um sistema, mantendo-o atualizado e livre de vulnerabilidades conhecidas.
Integração de soluções
O SAP Solution Manager fornece aos administradores a capacidade de integrar sistemas diferentes. Isso é especialmente útil para os clientes que executam o SAP S/4HANA e buscam utilizar soluções em nuvem SAP, como SAP Ariba, SAP Integrated Business Planning e SAP SuccessFactors.
Teste de solução
O SAP Solution Manager Test Suite permite testes manuais e automatizados de soluções SAP e não-SAP. Os usuários podem criar e personalizar testes, se inscrever para notificações de resultados por e-mail, analisar resultados potenciais de uma mudança planejada e muito mais.
Documentação do processo de negócios
O SAP Solution Manager suporta documentação detalhada dos processos de negócios para que as equipes utilizem ao embarcar em novos funcionários ou aprender a usar uma solução em si. A funcionalidade da biblioteca permite reutilizar a documentação existente e personalizá-la conforme necessário, enquanto a área de Processos de Negócios permite aos usuários de TI e de negócios a chance de definir suas perspectivas.
Controle de acesso
O SAP Solution Manager atua como uma ferramenta de segurança, fornecendo aos administradores de TI a capacidade de controlar quem acessa o que está dentro do SAP Solution Manager e quando. Uma variedade de funções já foram criadas pelo SAP e podem ser atribuídas a usuários não essenciais, conforme necessário, e a alfaiataria está disponível se as funções existentes não atenderem às necessidades específicas.
Componentes lógicos do gerenciador de soluções SAP
Ao adicionar uma solução ao SAP Solution Manager, você deve estar ciente dos componentes de software que você precisará adicionar primeiro. Estes são conhecidos como componentes lógicos. Abaixo está uma lista dos componentes.
Paisagem do Sistema Técnico
Esta é a representação de uma paisagem, construída ao longo do tempo à medida que você conecta soluções ao SAP Solution Manager.
Ramos
Trata-se de uma representação virtual de sistemas e processos de negócios. Existem seis ramos padrão diferentes, mas um ramo pode ser usado para qualquer cenário necessário.
Produção
Este ramo representa os processos produtivos de negócios em uso. Esta é uma área bloqueada; alterações neste ramo devem ser feitas em um dos outros ramos, chamado “ramos de crianças”.
Operações
Este ramo é um clone do ramo de produção e armazena métricas de monitoramento de processos de negócios (como KPIs) e alertas. Quaisquer alterações feitas no ramo produtivo são refletidas simultaneamente no ramo de operações.
Manutenção
Esta filial cria e atualiza processos de negócios, como pequenas atualizações necessárias em um curto período, diariamente. Também é usado para corrigir bugs ou entregar novos aprimoramentos ao ramo de produção.
Desenvolvimento
Esta filial projeta e cria novos processos de negócios para lançamento futuro. Grandes melhorias ou projetos são construídos neste ramo.
Projetar
Esta filial edita ou redesenha processos de negócios importados de um pacote SAP Best Practices.
Importação
Esta filial importa pacotes de práticas recomendadas sap e libera processos de negócios para o ramo de design antes de enviá-los mais adiante no sistema.
Paisagens de controle de mudança
Estes são componentes lógicos que ditam quais soluções estão sob controle ChaRM (Change Request Management, gerenciamento de solicitação de alteração).
Tipos de documentos
Estes são modelos para que as soluções sejam baseadas. Isso pode incluir especificações funcionais ou técnicas, scripts ou modelos baseados no Microsoft Office.
Pacotes de práticas recomendadas do SAP
Estes são modelos fornecidos pelo SAP em que as soluções podem ser baseadas. Eles podem ser adquiridos no SAP Service Marketplace.
Propriedades
Estes são metadados que consistem na data de criação de uma solução e outras informações relevantes, como a data da alteração.
Outros termos principais do gerenciador de soluções SAP
Além das informações acima apresentadas, existem um punhado de termos importantes do SAP Solution Manager com os os que você também deve estar familiarizado. Aqui estão eles na forma de lista:
- Gerenciamento de Incidentes de Aplicação (AIM): O processo de endereçamento de interrupções ou reduções de qualidade de um serviço de TI.
- Gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo (ALM): Nome para processos que se concentre no gerenciamento de ponta a ponta de uma solução. O SAP Solution Manager é uma ferramenta de gerenciamento do ciclo de vida do aplicativo.
- O MAIS RÁPIDO: Versão específica do SAP da metodologia de gerenciamento de projetos waterfall e precursora da funcionalidade do SAP Solution Manager. Significa “SAP acelerado”.
- Business Process Change Analyzer (BPCA): Uma ferramenta de análise de impacto de mudança que ajuda a definir o escopo de teste e integrar-se com outros módulos SAP Solution Manager.
- Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM): Um termo guarda-chuva para processos que se concentram na prestação e prestação de serviços a um cliente final.
- Base de dados de gerenciamento de paisagem (LMDB): Um banco de dados que inclui informações de paisagem para todo o sistema.
- Grupo de Componentes Lógicos: Áreas específicas do processo tipicamente definidas por um módulo, como SAP ERP, SAP SCM, etc.
- Pacote de Práticas Recomendadas SAP: Um conjunto de documentação e modelos fornecidos pela SAP descrevendo o conjunto ideal de etapas e processos a seguir ao usar uma solução.
- Scope and Effort Analyzer (SEA): Uma ferramenta de análise de impacto de alteração que ajuda a definir o escopo de teste e integrar-se com outros módulos SAP Solution Manager.
- Service Desk: Um local central onde clientes ou usuários de uma solução podem obter ajuda oportuna dos profissionais de TI.
- Solução: Um contêiner que engloba todos os aspectos dos sistemas e processos de negócios de uma organização.
- Diretório de Paisagem do Sistema (SLD): Um repositório das informações de um sistema inteiro.
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